Vai dar um pet de presente? Veja os cuidados necessários antes de fazer isso

O natal está chegando e nessa época as pessoas gostam muito de presentear os amigos e familiares com algo que será do seu agrado. Mas e quando essa pessoa adora animais? Será que é uma boa ideia dar um pet de presente? Bom, é preciso ter alguns cuidados quanto a isso.

Dar um pet de presente é uma boa ideia?

Antes de decidir entre dar um pet de presente para uma pessoa ou não, leve algumas coisas em consideração.

A primeira é que o final do ano é uma época muito agitada. Muitas pessoas viajam, recebem visitas ou organizam festas, e acaba não sendo um bom momento para ter um cachorro ou gato novo em casa. O ideal é esperar quando a pessoa tiver mais tempo livre para dar atenção para o seu novo companheiro.

Os pets nunca devem ser surpresas. Cuidar de um bichinho de estimação é algo que exige muita responsabilidade e a pessoa precisa estar preparada e disposta a ter esse compromisso. Se os seus filhos estiverem querendo um animalzinho de estimação, por exemplo, e você decidir que esse é o melhor momento para trazer um novo membro para a família, vá em frente. Mas se achar que vai ser difícil lidar com ele nesse momento, o melhor é deixar mais para frente.

O que levar em consideração?

Se as condições forem favoráveis e você decidir ter um pet de presente, aqui vão algumas dicas:

Só dê animais a pessoas que com certeza iriam querer um e tem condições de cuidar dele

Adquira o animal em uma fonte confiável, pode ser alguém da família, um amigo ou até mesmo lojas especializadas em vendas de filhotes.

Se quem vai ganhar o presente for uma criança ou adolescente, converse com os pais antes para saber se eles podem assumir a responsabilidade de ter um animal em casa.

Tenha certeza de que a pessoa que vai ganhar o presente tem um estilo de vida que permite ter pets. Pessoas que passam muito tempo longe de casa podem ter dificuldades de cuidar de um animal.

Se você chegar à conclusão que esse não é momento certo para dar um pet de presente, compre um cachorrinho ou gatinho de pelúcia bem bonito e dê para a pessoa.

Lembre-se que o mais importante é garantir que todos fiquem felizes, seja a pessoa ou o animal, por isso essa atitude deve ser bem pensada antes de ser tomada.

< Voltar