Quando um filhote de cachorro deve começar a comer ração de adulto?

Os filhotes de cachorro, por estarem em fase de crescimento, precisam de uma alimentação mais rica em proteína, nutrientes e calorias. Por isso, durante os primeiros meses de vida, devemos alimentá-los com ração própria para cães filhotes.

Mas, à medida em que eles vão crescendo, essa necessidade vai diminuindo e a ração de filhote pode se tornar inadequada. Por isso, é importante saber quando um filhote está pronto para começar a comer ração de cães adultos.

Quando fazer a troca da ração

Na verdade, não existe um período exato para se fazer a troca de ração de filhote pela de adulto. O momento certo vai depender das necessidades nutricionais do seu cão. Mas existe uma média de tempo de acordo com o porte do animal.

Como regra geral, os filhotes devem começar a comer ração de cães adultos quando atingem cerca de 75 a 80% por cento do seu tamanho adulto. Nesse momento, a sua taxa de crescimento começa a ficar mais lenta.

Veja a seguir a idade média em que essa troca pode ser feita:

  • Raças Mini – 6 a 7 meses
  • Raças Pequenas – 9 a 11 meses
  • Raças Médias – 12 a 14 meses
  • Raças Grandes – 15 a 18 meses
  • Raças Gigantes – 18 a 24 meses

Lembrando que isso é apenas uma média e a atividade do cão deve sempre ser levada em consideração ao fazer a troca para a ração de adulto. Raças mais ativas e energéticas, por exemplo, podem apostar na energia extra oferecida pela ração de filhotes até estarem perto do tamanho que eles teriam na idade adulta.

Já os cães mais sedentários podem precisar que essa troca seja feita mais cedo.

Se você é de Porto Alegre, poderá comprar rações de cachorro de primeira qualidade na loja da Porto Filhote. Temos um pet shop com tudo que você precisa para oferecer o melhor ao seu bichinho de estimação. Oferecemos também atendimento veterinário e orientações para você garantir uma excelente qualidade de vida para o seu cão ou gato. Visite a nossa loja para saber mais!

< Voltar