Meu gato está vomitando o que fazer?

A maior parte dos gatos vomita ocasionalmente, então como saber quando há motivos para se preocupar? Isso geralmente depende da situação. É preciso saber analisar se o gato está vomitando por algum problema de saúde ou se ele está bem.

O ato de vomitar é normal entre os gatos e vem da origem selvagem dos felinos. Quando o gato selvagem caça, por exemplo, ele come a presa o mais rápido possível antes que outro animal a roube. Ela digere o que pode e depois vomita as partes não digeríveis como pelos ou penas. Isso é algo perfeitamente natural para eles.

Por isso é normal saber que o seu gato ocasionalmente irá vomitar, principalmente bolas de pelo, e isso é completamente saudável. Mas isso também pode ser o sinal de alguma doença, então o ideal é saber o momento certo para levar o felino ao veterinário.

Meu gato está vomitando, devo levar ao veterinário?

Muitas vezes é difícil para o dono identificar o que está acontecendo de errado com o gato, afinal por mais que ame o seu gatinho, você nem sempre tem os conhecimentos necessários para identificar problemas de saúde. Mas você pode saber o momento certo para levar o animal para uma consulta com o veterinário. Se ele apresentar qualquer um dos sintomas abaixo, é sinal de que algo pode estar errado com a sua saúde:

O gato está vomitando de repente: Se o gato está sempre com mal-estar e ele persiste por muitas horas.

Ele vomita todos os dias: Se a dieta do seu gato está bem balanceada, não é normal que ele tenha enjoo por mais de quinze dias.

Diarréia: Enjoo e diarreia juntos podem levar o animal a uma rápida desidratação.

Remédios: Se o gato está tomando algum medicamento que está fazendo vomitar, é possível que o seu corpo esteja tendo uma reação negativa à substância. Converse com o seu veterinário sobre isso e ele irá indicar a melhor solução.

Presença de sangue: Se o vômito do gato tem a presença de sangue, leve-o ao veterinário imediatamente.

Dor: Se o animal demonstra dor ou aflição, é outro sinal de que ele deve ir ao veterinário com urgência.

Outros sintomas: Outros sintomas que podem indicar perigo incluem falta de energia, muita sede, perda ou ganho de peso repentino e comportamentos anormais.

 

< Voltar