Como tratar mordidas de animais

Ser mordido por um cachorro ou gato não é nada bom. A boca de um animal não é usada apenas para comer, ele também a usar para explorar o ambiente, pedir atenção ou indicar que está com dor. E muitas vezes isso resulta em mordidas.

Seja o resultado uma ferida superficial ou algo mais grave, é muito importante saber tratar as mordidas para que elas não infeccionem e acabem se tornando um problema pior.

Como tratar mordidas em humanos

Se a mordida resultou apenas em uma ferida leve, que mal atravessou a pele, lave a área usando água e sabão. Após secar, aplique um antibiótico e cubra a ferida com bandaid ou gaze e esparadrapos.

No caso de uma mordida mais profunda com sangramento, aplique pressão sobre a área afetada com um pano seco e limpo até o sangramento parar. Nesses casos é muito importante procurar um médico para ter o tratamento adequado. Pode ser necessário fazer pontos ou aplicar antibióticos. O médico saberá indicar o melhor tratamento de acordo com o nível de gravidade da ferida.

Pode ser recomendável também tomar uma vacina antitetânica dependendo da situação.

Como tratar mordidas em animais

Se foi o seu bichinho que foi mordido por outro animal, proteja a fuça dele antes de examinar a ferida para que ele não acabe te mordendo no reflexo. Se necessário, corte o pelo na área para ver melhor o machucado, só nunca passe gilete.

Lave a ferida com água morna, seque com uma toalha limpa, aplique antibiótico e depois faça um curativo com gazes e bandagem.

Se a mordida ocasionar um machucado grave, leve o animal para o veterinário o quanto antes. Principalmente se houver suspeita de hemorragia interna ou se a mordida for no pescoço ou abdômen. Mordidas nestas regiões podem ser fatais, mesmo que não sejam muito profundas.

Para ver se o seu animalzinho está com hemorragia interna, pressione as gengivas. Se ela ficar pálida ao invés de apresentar a coloração rosa normal, é sinal de perigo.

Se a pessoa ou animal mordido apresentar qualquer sinal de infecção, procure um médico ou veterinário com urgência.

Esta é uma situação um tanto difícil de lidar, mas tente manter a calma e tome todas as providências para ajudar a pessoa ou animal mordido.

< Voltar