Como acostumar cachorros e crianças a conviverem

Como acostumar cachorros e crianças a conviverem

Ter um animal é algo que pode fazer bem para muitas pessoas, especialmente as crianças. A chegada um novo cachorro ou gato em casa é um momento de muita alegria, entretanto é preciso ter cuidado. Quando se adota um cachorro, muitos pais ficam com medo do cachorro ficar rosnando com a criança ou até acabar mordendo. Por isso neste post vamos dar algumas dicas para acostumar cachorros e crianças a terem uma convivência diária sem transtornos.

Dicas para acostumar cachorros e crianças

O primeiro passo para acostumar cachorros e crianças é começar conscientizando as crianças sobre o animal. Ensine a elas a nunca bater no cachorro e não fazer brincadeiras colo lutinhas ou algo que possa causar dor no animal. Ensine que o cachorro é um bichinho que pode se machucar e até mesmo ficar doente se não for bem tratado pelos donos.

Na hora de brincar, nunca incentive a criança a pegar o brinquedo do cachorro ou esconder ou ficar disputando o brinquedo com ele. Uma boa brincadeira para se fazer com o cachorro é jogar algo para ele ir correndo e pegar. Eles gostam tanto que até trazem os brinquedos de volta para o dono. Só lembre-se sempre de jogar em um loca que seja fácil para o cachorro pegar para ele não acabar se machucando.

Abraços

Por mais que pareça bonitinho quando a criança abraça o cachorro, é preciso ter cuidado com isso. Por mais que para nós seja apenas um gesto de carinho, para os cachorros isso pode não ser tão agradável. Os cães são animais cursoriais e estão sempre predispostos a fugir do perigo. Ao ser abraçado, o animal pode se sentir privado dessa habilidade. Alguns ficam tão estressados que podem acabar até mordendo a criança.

O Dr. Stanley Coren, autor da publicação A inteligência dos cães, para evitar que uma criança seja mordida por um cachorro, o primeiro passo é evitar que ela o abrace. Outra coisa importante é não deixar a criança aproximar o rosto da boca do cachorro.

Ele coletou amostras aleatórias de 250 fotos postadas na internet que mostravam crianças abraçando cachorros. Nessas fotos, ele notou alguns sinais típicos de stress nos animais como dentes cerrados, orelhas para trás da cabeça, olhos parcialmente fechados e fuga de contato visual.

Nas figuras analisadas 81.6% dos cachorros mostravam pelos menos um sinal de desconforto. Apenas 7.6% pareciam totalmente tranquilos ao serem abraçados e os 10.8% restantes estavam neutros ou ambíguos.

Acostumar cachorros e crianças não é um bicho de sete cabeças, mas é importante que a criança entenda que o cão não é como outra criança. Isso é benéfico para elas, pois desde cedo já ensina a criança a respeitar os limites de outros animais e até mesmo pessoas.

< Voltar