Como apresentar um cachorro e um gato

Dicas para apresentar um cachorro e um gato

Na hora de apresentar um cachorro e um gato, as primeiras impressões são muito importantes. O segredo é tentar fazer a aproximação com calma para reduzir ao máximo o medo e as possibilidades de brigas. Infelizmente isso é algo que pode acontecer, por isso nessas horas o mais importante é tomar cuidado e seguir algumas dicas que irão facilitar este momento.

Vá seguindo cada uma delas até que a presença de um já seja algo habitual para o outro. Se na hora de apresentar o cachorro ou gato, um deles acabar se assustando ou ficar nervoso, volte para os passos anteriores e vá repetindo o processo até que eles se acalmem. Este é um processo que pode levar dias ou até mesmo meses.

Dicas para apresentar um cachorro e um gato

Faça com que um se acostume ao cheiro do outro

Pegue um pano que o animal usa bastante e coloque no local onde o outro dorme. Você pode colocar um pano para o gato e outro para o cachorro e, depois de um tempo, trocar os panos. Vá sempre trocando para que ele mantenha o cheiro do animal. Faça isso até que nenhum dos dois pareça excessivamente excitado ou angustiado pelo cheiro do outro.

Deixe eles explorarem o local onde o outro vive

Quando o gato estiver fora, leve o cachorro para conhecer o local onde ele vive e vice-versa. Assim eles podem conhecer o cheiro e o território do outro sem nenhum conflito.

Introduza-os através de uma porta ou portão do bebê

Na hora de apresentar um cachorro e um gato, você pode deixar cada um de um lado de uma porta, ambos com alguém para supervisionar. Se o gato tentar ir embora, não o segure. Dar a impressão que ele não pode se mexer pode acabar aumentando o seu medo.

Deixe-os cheirar debaixo da porta ou através do portão, mas se o seu gato não quiser chegar muito perto, não force. Enquanto isso, dê carinho e trate bem os dois. É importante que eles pensem que coisas boas acontecem quando eles estão com o outro por perto. Nessas horas vale até mesmo dar alguns petiscos para os animais. Converse com o seu cão, brinque com ele e recompense sempre que ele der atenção para você e não para o gato.

Continue a fazer isso até que o gato não pareça assustado e o cão não pareça excessivamente excitado.

Deixe o cão na coleira

Nesse momento é importante nunca limitar a movimentação do gato, pois ele pode acabar entrando em pânico na presença do outro animal. Mas você pode deixar o cachorro de pé, segurando as suas patas da frente para que ele não tente avançar no gato.

Continue dando comandos ao cachorro e o recompensando sempre que ele der atenção a você e não ao gato.

Alguns gatos podem rosnar com o cachorro para advertir que não estão gostando da presença dele ali. Na verdade, o gato rosnar é até mais seguro que ele sair correndo, pois ao entrar em fuga o cachorro pode se sentir incentivado a ir atrás dele.

Se o cachorro começar a correr atrás do gato, repreenda ele com voz firme e mande ele se sentar. Quando ele prestar atenção em você, recompense-o com alguma comida pela obediência.

Só deixe o cachorro e o gato andarem juntos no mesmo local quando perceber que um já está totalmente a vontade com a presença do outro.

< Voltar