Viajar de avião com cachorro: Dicas e Cuidados

Fazer uma viagem de avião é algo que requer muitos preparativos. E esses preparativos merecem ainda mais cuidado quando vamos viajar de avião com um cachorro.

Seja porque vai passar muito tempo longe de casa ou porque está mudando para longe. Algumas vezes será necessário levar o seu amigo peludo em uma viagem. Isso pode gerar muito stress tanto para o animal quanto para o seu tutor. Por isso separamos algumas dicas e cuidados que você deve tomar quando for viajar de avião com o seu melhor amigo.

Vou viajar de avião com o meu cachorro. O que fazer?

O primeiro passo para quem vai viajar de avião com cachorro é procurar saber se isso é permitido na companha aérea que fará a viagem.

No Brasil, as principais companhias aéreas permitem viajar com cachorro no avião. Mas cada uma tem as suas próprias regras, por isso é importante se informar sobre elas. Em algumas existe até a possibilidade do cão viajar na cabine com o dono.

Entre em contato com a companhia aérea que irá fazer a viagem e esclareça todas as suas dúvidas antes de comprar a passagem para não acabar tendo problemas na hora do embarque.

Além disso, existem também algumas exigências impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que devem ser seguidas por todas as companhias aéreas. Essas exigências incluem alguns documentos que devem ser solicitados com antecedência.

Documentos para viajar de avião com cachorro

Quando for viajar de avião com cachorro, você precisará apresentar os seguintes documentos:

  • Atestado de saúde emitido por um veterinário que tem validade de 10 dias a partir da data de emissão,
  • Comprovante de vacina antirrábica que tem validade entre 30 dias a um ano antes do embarque.

No caso de voos internacionais são exigidos também:

  • Certificado Veterinário Internacional (CVI) que tem validade de 60 dias a partir da data de emissão,
  • Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) que tem validade de 60 dias a partir da data de emissão,
  • Atestado Sanitário que deve ser emitido 10 dias antes do CVI,
  • Carteira de vacinação para todos os animais com mais de 3 meses de idade. A vacina deve ter sido aplicada entre 30 dias a 1 ano da data da viagem.

Lembrando que pode haver diferenças na documentação exigida dependendo do destino e da companhia aérea.

Regras gerais para viajar com cachorro no avião

Além das exigências referentes à documentação, existem algumas outras regras a serem seguidas. Durante todo o voo, o animal deve ser mantido na caixa de transporte, que deve ter tamanho e peso de acordo com o estabelecido pela empresa.

Além disso, os cães braquicefálicos (aqueles que possuem focinhos achatados) são proibidos em voos devido à sua dificuldade de respirar.

Como as companhias aéreas possuem um limite de animais por voo, já entre em contato com a companhia para confirmar a presença do cachorro no avião assim que estiver com as passagens em mãos.

Precauções no dia da viagem

Esse poderá ser um momento de apreensão tanto para você quanto para o cãozinho, então é importante tomar algumas precauções. A primeira delas é chegar com antecedência ao aeroporto. Chegue no mínimo 1 hora antes para voos nacionais ou 2 horas para os internacionais.

Além disso, deixe um pano com o seu cheiro dentro da caixa de transporte. Assim o seu cachorrinho terá um conforto. E coloque na coleira e caixa de transporte etiquetas de identificação com os seus dados de contato.

Essas são as nossas dicas e cuidados para quem vai viajar de avião com cachorro! Para emissão de carteirinha de vacina em Porto Alegre, conte com a Porto Filhote. Oferecemos atendimento veterinário com tudo que o seu cão precisa! Além disso, vendemos também guias, caixas de transporte e muito mais. Tudo pensando no bem-estar o seu pet.

< Voltar