Seu cachorro fica se coçando muito? Veja as principais causas de coceiras em cães

Quando chega o verão, muitas pessoas sofrem com problemas de coceira nos pets. Os motivos podem ser vários, mas a coceira sempre é indicativo de que algo está errado e é preciso averiguar. Se o seu cachorro fica se coçando, o melhor a se fazer é investigar a causa do problema e tratar. Neste post vamos falar sobre os principais fatores que podem estar causando este tipo de incômodo no seu cão.

Descobrindo por que o cachorro fica se coçando

O primeiro passo é analisar o ambiente que o animal vive e indicar possíveis causadores de alergias ou outros problemas. Veja a seguir algumas das principais causas de coceira em cães:

Plantas Trapoerabas

Existem vários tipos de plantas Trapoerabas como coração-roxo, abacaxi-roxo, commelina, zebrina, dinheiro-em-penca, entre outras. Todas elas são plantas relacionadas que costumam nascer em muitos lugares. As Trapoerabas normalmente nascem muito em locais com sombra, embaixo de árvores e até mesmo no meio de outras plantas.

Se o seu cachorro tem contato com Trapoerabas, seja lambendo ou pisando sobre elas, esta pode ser a causa da coceira. Se o seu cachorro pisar sobre este tipo de planta, passe um pano molhado na para diminuir a irritação.

Coceira na Orelha

Tempos mais quentes também aumentam a propensão a infecções de ouvido. Um cachorro de 10kg normalmente tem um canal do ouvido longo, o que dificulta muito a sua limpeza. E este tipo de cavidade tem muita tendência a abrigar bactérias e infecções, principalmente se o cão tiver orelhas peludas.

Para reduzir a coceira, o ideal é fazer uma limpeza a cada duas semanas com um produto indicado por um veterinário de confiança. Se a orelha do cachorro ficar avermelhada pode ser preciso tomar antibióticos, então não deixe de consultar o veterinário.

Pulgas

As pulgas se tornam muito mais difíceis de controlar no verão, principalmente se você não tomou os devidos cuidados no inverno. Nesses casos, a melhor opção é dar um bom remédio anti-pulgas ao animal e aspirar todo o local para conter a infestação. É importante também lavar a caminha do cachorro com água morna toda semana.

Alergias de tempo

Se o problema se intensifica na primavera, pode ser que o seu cachorro tenha uma dermatite atópica. Nesses casos é preciso fazer um tratamento com anti-histamínicos, sprays tópicos, sprays e shampoos. O veterinário irá te ajudar a conter a alergia e aumentar a resistência do cão a ela, garantindo uma primavera bem mais tranquila.

< Voltar