Gripe Canina: causas, sintomas e prevenção!

Causas da Gripe Canina:
Gripe canina é transmitida pelo vírus H3N8,um vírus influenza que causa a doença em cães, mas não nos seres humanos, originalmente veio do cavalo e se adaptou para causar a doença em cães.
Como é transmitida:
Ela é transmitida através das secreções respiratória,o vírus pode permanecer vivo e infectante em superfícies por 48hs, em roupa por 24hs e nas mãos por 12hs, e os cães podem ser capazes de espalhar o vírus por ate 10 dias.
Sintomas:
Em 80% dos cães infectados que desenvolvem gripe canina, os sinais são leves,e podem incluir uma tosse persistente, espirros, coriza e febre. Em outros cães a gripe canina pode ficar muito seria, vindo a desenvolver pneumonia, dificuldade respiratória chegando ate sangramento pulmonar.
Prevenção:
A vacina contra gripe canina é a melhor forma de prevenção, ela é facilmente encontrada nas clinicas veterinárias ou petshop e pode ser administrada em cães a partir dos seis meses.
Porem,por se tratar de um agente mutável, a vacina não é garantia de que o animal não vá adoecer.Ainda que seja vacinado, proteja seu cachorro do frio, atente-se para animais doentes nas proximidades e evite aglomerações de cães durante o inverno.
< Voltar