Gato com mania de morder | O que fazer?

Os gatos são animais muito carinhosos e ótimos companheiros, mas em algumas fases da vida, geralmente quando mais novos, eles adotam alguns comportamentos que precisam ser corrigidos. Um desses comportamentos é quando o gato está com mania de morder.

Quando isso acontece, o melhor a se fazer é procurar identificar a origem do problema. Sabendo o que está causando o comportamento inadequado, fica mais fácil encontrar as possíveis soluções.

Brincando de caçar

Em seus primeiros anos de vida, os gatos gostam muito de brincar de caçar. Eles vão fazer isso com brinquedos e objetos da casa, mas uma hora pode ser também com você.

Quando é um gato filhote com mania de morder, pode ser bonitinho, mas quando o gato vai ficando mais velho, ele começa a machucar, por isso é importante inibir esse comportamento o quanto antes.

Comece a brincar com ele usando uma varinha e evite brincar com ele usando as próprias mãos. É importante que ele aprenda a “atacar” apenas os brinquedos apropriados ao invés de partes do corpo.

Mordida ao fazer carinho

Se você vai fazer carinho no seu gato e ele começou a morder parecendo assustado, é preciso ficar de olho na sua linguagem corporal. Se distancie, parede de fazer carinho e deixe ele se aproximar por conta própria. Ele pode estar fazendo isso por estar com dor ou assustado. Se for o primeiro caso, é muito importante procurar um veterinário.

Comportamento territorial

Se o gato quer proteger algo que ele vê como seu território, pode acabar mordendo pessoas e até mesmo outros gatos que chegarem perto. Se ele estiver patrulhando uma área, esfregando o rosto ou esguichando urina, significa que quer marcar um local. Nesse caso, é importante contar com a ajuda de um especialista em comportamento animal.

Agressividade

Se o seu gato acabou de se envolver em uma situação agressiva com outros pets ou pessoas, ele vai ficar extremamente assustado. E isso pode acabar gerando um comportamento agressivo. Caso seja esse o problema, se mantenha longe e deixe ele se aclamar. Quando o gato está agitado, ele não gosta de ser tocado.

Veterinário em Porto Alegre

Se você está à procura de atendimento veterinário em Porto Alegre, entre em contato com a Porto Filhote! Temos veterinários sempre prontos para atender você e seu pet. Visite também a nossa loja e conheça os nossos filhotes para venda.

< Voltar