Dicas para viajar com gatos

Os gatos não são animais que os donos costumam levar para passear por aí. Mas em determinado momento, pode ser preciso leva-los em uma viagem, seja por motivo de mudança ou porque você vai ficar fora e não tem com quem deixar. Independente do motivo, é importante seguir algumas dicas para viajar com gatos para que a viagem seja mais agradável para todos. Com elas, até mesmo as idas ao veterinário poderão se tornar mais tranquilas.

De forma geral, os cães são bem mais tranquilos ao serem transportados. Muitos deles gostam de viajar ou dar um passeio por aí. Já os gatos ficam mais assustados e ariscos, pois se sentem muito mais intimidados com ambientes desconhecidos.

Mas se você vai precisar viajar com gatos, não se preocupe! Temos aqui algumas dicas que irão te ajudar a ter uma viagem muito mais tranquila ao lado do seu felino.

5 Dicas para quem vai viajar com gatos

1 – Escolha uma caixa de transporte segura

O ideal é sempre levar o seu gato em uma caixa de transporte segura e confortável. Deixe a caixa no banco de trás e prenda com cinto de segurança ou algo que vai mantê-la firme no banco. Deixar o gato solto dentro do carro é muito perigoso, pois além de distrair o motorista ele pode acabar entrando em algum local perigoso e se machucar.

2 – Deixe-o confortável

Coloque junto com o gato coisas que ele associa à casa como os seus brinquedos favoritos ou um cobertor. Se tiver mais de um gato, invista em uma caixa grande e leve todos juntos. Estar junto com os companheiros também vai deixa-lo mais tranquilo.

3 – Leve a sua carteirinha de vacinas

Antes de viajar com o seu gato, faça uma visita ao veterinário para que ele tome todas as vacinas necessárias. E durante a viagem, sempre leve a carteirinha de vacinação dele com você.

4 – Tente acostumá-lo

Se possível, antes de viajar com o seu gato, acostume-o com fato de sair de casa. Faça passeios menores para que ele já possa ir se acostumando com a ideia de sair de casa.

Se for viajar de carro, uma dica é deixa-lo explorar o carro um pouco, com o veículo desligado. Dê a ele petiscos no banco do carro para que ele comece a associar o ambiente com uma experiência positiva.

5 – Mantenha-o hidratado

Deixar um pote de água na caixa de transporte pode ser desastroso, pois a água provavelmente vai entornar. Mas é importante manter o seu gato hidratado durante a viagem. Faça paradas no caminho e ofereça água a ele.

Gostou dessas dicas para viajar com gatos? Sabe mais alguma dica importante? Compartilhe com a gente nos comentários!

< Voltar