Dicas para manter o animal hidratado durante todo o ano

Dicas para manter o animal hidratado

Todos nós sabemos que é muito importante manter os nossos animais de estimação bem hidratados durante todo o ano. E quem cria sabe que a saúde dos cachorros e gatos precisa ser bem tratada. Seja no inverno ou verão manter o animal hidratado é algo fundamental.

A água é um ingrediente essencial para a nossa vida, e quando se fala em cães e gatos isso não é diferente. Os gatos, principalmente precisam beber bastante água para evitar problemas como falha ou pedra nos rins.

Quanta água o cachorro ou gato deve beber por dia?

A quantidade de água que o bichinho precisa depende do seu peso, nível de atividade e dieta. Cachorros geralmente controlam bem o quanto precisam bebe de água por dia. Se tiver água fresca e limpa disponível ele irá beber a quantidade que o seu corpo precisa. Quanto mais quente estiver o tempo mais água ele precisará beber para se manter hidratado.

Já os gatos absorvem a maior parte da água da sua comida. Na selva isso não é um problema já que a carne crua que os gatos selvagens consomem contém cerca de 70% de água. Já a comida seca contém apenas 10% de umidade. Alguns gatos irão suplementar a comida bebendo água, mas outros já precisam de mais incentivo para isso.

Dicas para manter o animal hidratado

Se o seu bichinho estiver bebendo pouca água, é possível seguir algumas dicas.

  • Mude a sua tigela de água. Alguns animais preferem cerâmica ao invés de metal. Já outros podem aceitar bem até mesmo os potes plásticos.
  • Tente optar por uma fonte. Água limpa, fresca e em movimento pode ser muito mais atraente para alguns animais, principalmente gatos. Já outros gostam mais de água filtrada e gelada.
  • Tente mudar o local do pote de água. Nunca deixe ele perto da caixa de areia ou em local em que bate sol.
  • Adicionar comida molhada à dieta do seu pet também pode ser uma boa opção. Comidas de gato geladas como os patês podem conter cerca de 80% de água. Só tome cuidado ao ministrar a comida a ele para que ele não coma demais.
< Voltar