Como ensinar uma criança a cuidar de um pet

Como ensinar uma criança a cuidar de um pet

Diferente do que muitos pensam, crianças e animais é uma combinação muita boa. Ambas as partes podem aprender uma com a outra se os cuidados necessários forem tomados. As crianças podem ajudar muito a cuidar de um pet se você as ensinar a fazer isso. Só se lembre que cuidar de um pet é algo que levamos para a vida. Eles requerem atenção diária e não podem ser deixados de lado um único dia.

Neste post vamos dar algumas dicas para ensinar uma criança a cuidar de um pet. Veja como ensinar para os seus filhos valores como respeito e dedicação desde cedo.

Dicas para ensinar uma criança a cuidar de um pet

 Alimentar é um ato de carinho

Um dos principais cuidados quando se tem um pet é mantê-lo alimentado e hidratado. Os pets têm uma admiração especial por quem os alimenta. E essa é uma atividade que as crianças podem fazer desde cedo. Ensine as crianças a alimentarem os animais e trocarem a água deles. Assim elas ainda irão aprender a medir quantidades e controlar horários. Estabeleça horários específicos para alimentar os animais e ajude-a a aprender a usar o relógio.

Hora do exercício!

Não há ninguém melhor para exercitar o seu pet do que as crianças. Afinal, elas estão cheias de energia para queimar e estão sempre dispostas e correr e brincar. Você pode ensinar a criança a passear com o animal ou fazer brincadeiras diversas. Para os cães, jogar uma bola para eles pegarem é uma ótima brincadeira. Já para os gatos, um ratinho de fricção pode garantir bons momentos de diversão. Uma certeza é que as crianças vão amar brincar com os animaizinhos.

Sinais de alerta

Uma criança que convive diariamente com um pet saberá dizer quando algo não está bem com ele. Se o animal estiver indisposto, eles certamente irão perceber. Então é hora de começar a investigar se o animalzinho está doente ou com algum outro problema.

Sempre dê atenção ás suas observações das crianças e fale com elas sobre o que pode estar acontecendo. Elas poderão ajudar até mesmo quando o animal estiver doente ou machucado.

Ao ensinar uma criança a cuidar de um pet, ela poderá ajudar em várias atividades diárias, indo desde a alimentação até a hora do banho. O importante é sempre ter a supervisão de um adulto que deverá ensinar a elas sobre a melhor forma de tratar os bichinhos. Este contato será muito benéfico tanto para criança quanto para o animal.

< Voltar