Como dar banho em cachorros | Dicas e Cuidados

Como sabemos bem, a maioria dos cachorros não é fã de tomar banho. Porém, o banho é importante para a saúde deles. Por isso é fundamental dar banho nos cachorros de tempos em tempos.

Além de limpar a sujeira, o banho mantém o pelo livre de parasitas. E sem contar que o seu pet fica com um cheirinho gostoso.

Por isso no post de hoje vamos apresentar algumas dicas sobre como dar banho em cachorros.

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Diferente dos seres humanos, os cachorros não precisam tomar banho todos os dias. A frequência de banho nos cachorros pode depender de diferentes fatores como o ambiente em que ele vive ou o tipo de pelo.

O ideal é sempre consultar o veterinário para saber qual é a frequência de banho ideal para o seu cachorro.

Dicas para dar banho em cachorros

Dar banho nos cachorros não é uma tarefa fácil. Mas existem algumas dicas que podem facilitar esse processo.

Escove os pelos do seu cão antes do banho. Essa dica é muito útil, principalmente antes de dar banho em cachorros de pelos longos. Os pelos embaraçados podem segurar a água, causando irritação na pele do animal. Caso você esteja com dificuldades em tirar os pelos embaraçados, o recomendado é procurar por um serviço de tosa profissional.

Coloque algodão dentro da orelha para evitar que entre água. A entrada de água na orelha dos cachorros pode acabar causando infeções ou irritação.

Use água morna. A pele dos cachorros é diferente da nossa e a água quente pode causar queimaduras. O ideal é manter a mesma temperatura que se usa para dar banho em bebês. No caso de cachorros maiores, o ideal é que a água esteja ainda mais fresca.

Use shampoo e condicionador próprio para cachorros. Ele resseca a pele menos do que o shampoo de humanos. Ao aplicar o shampoo, vá massageando gentilmente os pelos para limpar. Tenha cuidado para não acabar caindo sabão nos olhos do animal.

Enxague bem. O sabão deixado no pelo pode acabar irritando a pele do cachorro. Enxague bem os pelos do animal, de preferência duas vezes.

Secando os pelos

Ao terminar o banho, seque bem todo o animal usando uma toalha limpa e macia. Se quiser, você ainda pode finalizar com ar ou secador.

O uso do secador tradicional pode acabar queimando a pele do animal. Seque com ar ou utilize um secador próprio para cachorros, que tem temperaturas mais baixas.

Banho e tosa para cachorros em Porto Alegre

Em Porto Alegre você pode contar com o serviço de banho e tosa da Porto Filhote. Aqui temos profissionais qualificados e equipamentos próprios para dar banho em cachorros.

Com a gente você poderá ter a certeza de que seu cão será muito bem tratado. Ele vai voltar para casa limpinho e muito feliz!

< Voltar