Como acalmar um cão tímido ou estressado

Técnicas para acalmar um cão tímido ou estressado

Um cão tímido, estressado ou assustado pode apresentar um comportamento não muito saudável. Mas temos uma boa notícia para você: existem algumas dicas que ajudam muito na hora de acalmar um cão.

Assim como os seres humanos, alguns animais podem ter mais dificuldades para lidar com determinadas experiências. Alguns deles adoram socializar enquanto outros não se sentem tão bem diante de novas pessoas. Felizmente, há maneiras de acalmar um cão e ajudá-lo a controlar o medo e é sobre elas que vamos falar neste post.

Técnicas para acalmar um cão tímido ou estressado

Socialização

Os donos podem começar a socializar seus cães tímidos através de encontros controlados, como ter um visitante na mesma sala que intencionalmente ignora o cachorro.

O método mais efetivo para controlar o seu medo é a socialização. Quanto mais experiências um cão tem, mais confortável ele se torna em lidar com a mudança, mais ele aprende a confiar em você e menos medroso será. Mesmo se for o caso de um cachorro mais velho, ainda não é tarde demais.

O importante é ter paciência e entender que essa é uma evolução que pode levar tempo. Por exemplo, se o seu cão tem medo de pessoas, comece convidando um amigo para uma tarde na sua casa. Passe um tempo com ele na sala e traga o cachorro com vocês dois. Instrua seu amigo a ignorar seu cachorro completamente e permitir que ele se aproxime no seu próprio ritmo.

Música

Alguns tipos específicos de música podem ser muito úteis na hora de acalmar um cão. Você pode procurar por músicas para acalmar cães no Youtube ou comprar Cds e playlists de empresas especializadas.

Remédios Naturais

Alguns estudos indicam que tratamentos herbais, como a aromaterapia de lavanda, podem ser eficazes para ajudar a minimizar o estresse e aliviar o medo nos cães. Os produtos de aromaterapia também parecem ser eficazes para este fim.

Existem também produtos que combinam ervas e outros ingredientes na forma de suplemento.

Independentemente do método utilizado, o mais importante é saber que o seu cãozinho tem limites e não vai mudar em apenas um dia ou uma semana. Mas com muito amor e dedicação é possível fazer com que ele se torne mais calmo.

< Voltar