Com que frequência levar o seu pet ao veterinário?

Com que frequência levar o seu pet ao veterinário?

Assim como nós humanos, cães e gatos também precisam fazer exames regulares para se manterem saudáveis. Por isso é importante saber com que frequência se deve levar o seu pet ao veterinário.

A resposta para esta pergunta vai depender do estágio de vida do seu animal de estimação. Veja a seguir com que frequência você deve levar o seu pet ao veterinário de acordo com a sua idade.

Com que frequência levar o seu pet ao veterinário?

Gatinho ou Filhote de cachorro: Nascimento até 1 ano

Você precisará levar o seu pequeno para tomar vacinas a cada 3 a 4 semanas até as 16 semanas de idade.

Os cães receberão vacinas contra raiva e outras doenças. Eles também podem precisar de vacinas para proteger contra problemas de saúde como a tosse dos canis, a gripe e a doença de Lyme.

Gatos deverão fazer exames para identificar a leucemia felina e o vírus da imunodeficiência felina. Eles também tomam vacinas que protegem contra várias doenças.

Nesta fase, seu animal de estimação também começará a tomar medicamentos para doenças do coração e para a detecção de pulgas e carrapatos, se forem recomendados para a sua região.

O veterinário examinará seu cachorrinho ou gatinho para se certificar de que ele está crescendo bem e não apresenta sinais de doença.

Adulto: 1 a 7-10 anos (dependendo do tipo de animal de estimação e raça)

Durante este estágio, os veterinários recomendam exames anuais. O veterinário irá fazer um exame físico e tirar uma amostra de sangue do seu cão para verificar se há problemas do coração. Os gatos normalmente não fazem esse exame porque os resultados são difíceis de interpretar.

O veterinário pode recomendar outros exames com base em qualquer problema que seu animal de estimação tenha ou algo incomum que veja durante o exame.

Doses de reforço da raiva acontecem durante o primeiro check-up anual, depois disso o período em que elas são ministradas variam. A frequência com que animais devem tomar a vacina contra raiva vai depender da lei estadual de onde você mora.

Seu cão pode tomar outras vacinas para prevenir doenças como a tosse dos canis, e os gatos que vivem soltos devem tomar vacinas contra a leucemia felina.

Sênior: 7 a 10 anos e mais velhos

Os veterinários sugerem exames de check-up a cada dois anos para animais de estimação mais velhos. Seu gato ou cão tomará vacinas quando necessário e fará um exame físico completo, juntamente com testes para acompanhar quaisquer problemas.

Exames de sangue e urina podem permitir que o veterinário analise a saúde do rim e do fígado do seu animal de estimação, níveis de hormônio da tireoide e muito mais.

Mencione todas as mudanças que você notou no seu animal de estimação entre as consultas – se, por exemplo, seu gato está bebendo mais água ou seu cachorro não está mais animado para as suas caminhadas diárias. Estes podem ser sinais de um novo problema, como doença renal ou artrite.

< Voltar