Cachorro comendo grama | Causas e o que fazer

Muitas vezes os nossos animais de estimação têm certos comportamentos que são difíceis de entender. Um deles é quando encontramos o cachorro comendo grama.

Quando o cachorro está comendo grama, logo pensamos que ele pode estar com algum tipo de deficiência nutricional ou doença. Mas será que é isso mesmo?

Comer grama é um comportamento relativamente comum entre os cachorros. Alguns comem todo tipo de grama, enquanto outros são mais seletivos.

Diferente do que muitas pessoas pensam, os cachorros não são animais carnívoros. Eles são onívoros que comem de tudo, além de estarem sempre procurando coisas diferentes para mordiscar.

Mas nessas “explorações”, muitas vezes eles podem acabar vomitando. Pois esse é um tipo de mecanismo de sobrevivência do seu corpo.

Os cachorros possuem um estômago mais frágil, por isso eles não são muito resistentes a comer certas coisas, inclusive grama.

Meu cachorro vomitou depois de comer grama

Muitos cachorros comem grama e depois vomitam. Se ele estiver lambendo os beiços, salivando ou engolindo muito, pode ser que esteja enjoado.

Se você ver o seu cachorro comendo grama e ele estiver com diarreia, comendo pouco ou letárgico, é importante levar ao veterinário para uma consulta o quanto antes. Isso pode ser sinal de alguns problemas como alergias ou intolerância à comida.

Cachorro comendo grama pode ser deficiência nutricional?

Quando veem o seu cachorro comendo grama, muitas pessoas também pensam que pode ser um caso de deficiência nutricional. Alguns cachorros, assim como os seres humanos, acabam consumindo uma dieta pobre em alguns nutrientes.

Em alguns casos, a inclusão de mais fibras na alimentação pode diminuir o comportamento de comer grama. Esse aumento de fibras pode ser feito através do consumo de rações de mais qualidade como as super premium.

É seguro deixar o cachorro comer grama?

Geralmente não é bom deixar o cachorro comer muita grama, principalmente aquelas que são tratadas com pesticidas.

A ingestão de muita grama faz com que ele acabe ingerindo também os químicos presentes na grama. O que, em pouca quantidade, pode ser seguro, mas quando o animal come muito, pode acabar afetando a sua saúde.

Normalmente, quando o comportamento de comer grama não é associado com náuseas ou vômito frequente, e nem compulsivo, não há motivos para se preocupar.

Caso note que o comportamento é compulsivo, o melhor é procurar um veterinário para tratamento.

Veterinário em Porto Alegre

Em Porto Alegre você pode contar com a Porto Filhote! Além de trabalhar com venda de filhotes de raça, oferecemos também atendimento veterinário para o seu melhor amigo.

Precisando cuidar da saúde do seu cão em Porto Alegre, entre em contato conosco!

< Voltar