Alotriofagia: Por que os gatos comem plástico?

Todos sabemos que os gatos têm uma natureza carnívora, mas as vezes pegamos os nossos bichanos comendo coisas que nem são alimentos. Você já deve ter visto o seu gato comendo coisas como plantas, coisas de lã, papel, elásticos ou até mesmo plástico. Este comportamento ocorre devido a alotriofagia, também conhecida como Síndrome de Pica.

Algumas raças têm mais tendência a desenvolver a alotriofagia do que outras. Os gatos Orientais, Siameses e Birmaneses costumam ter esse tipo de comportamento. Já os que são separados da mãe muito cedo ficam com tendência a “mamar” em itens peludos como lã ou bichos de pelúcia.  O problema é que este tipo de comportamento em certos tipos de material pode fazer com que o gato acabe engolindo algo que pode fazer mal.

As principais causas da alotriofagia

Ainda não se sabe a causa da alotriofagia, apenas que o problema tende a aparecer mais em gatos novos, mas também pode surgir em gatos adultos. Existem alguns problemas que normalmente são associados a este tipo de problema. São eles:

  • Deficiências na dieta
  • Ansiedade ou tédio
  • Problemas médicos como leucemia e imunodeficiência felina, além de problemas no cérebro

Quando devo me preocupar?

Se o seu gato só fica mamando em objetos peludos como cobertores ou bichinhos de pelúcia, normalmente não é um problema. Este é um comportamento relativamente comum. É comum também que gatos gostem de morder sacos plásticos ou até mesmo grama. O problema é quando ele começa a ingerir coisas não comestíveis ou morder objetos perigosos.

Se o gato engolir lá, plástico ou qualquer material não digerível, ele pode acabar sofrendo um bloqueio intestinal. O bloqueio pode causar problemas de saúde sérios ou até mesmo matar o animal.

Se notar sinais de alotriofagia no gato, leve-o a um veterinário para identificar possíveis problemas de saúde. Ele poderá indicar o melhor tratamento para o seu animal e ajudar a combater a mania, mesmo que ela não seja nenhum sinal de alerta. Para ajudar no tratamento, você também pode:

  • Ajustar a dieta
  • Brincar com o gato
  • Reduzir o stress
  • Tirar os itens que ele morde de alcance
  • Torná-los menos atrativos com spray anti-gatos
  • Oferecer alternativas seguras
< Voltar