A depressão em gatos é um problema sério: saiba como identificar e tratar

Nos seres humanos, os sinais de tristeza e depressão geralmente são bastante evidentes. As pessoas ficam pra baixo e passam a se isolar das outras. Mas quando o assunto são animais, identificar um problema desses é bem mais difícil. A depressão em gatos é um problema sério e que exige tratamento quando ocorre.

Entre os motivos para isso podem estar: a mudança de casa, chegada de um novo pet, dono triste, falta de atenção e até mesmo tédio. Mas este é um problema que pode deixar os gatos doentes e até mesmo matar. Por isto neste artigo iremos ensinar como identificar a tratar a depressão em gatos.

Os principais sintomas da depressão em gatos

Falta de apetite

A falta de apetite sempre é sinal de alerta. Se o gato não estiver doente e ainda assim não estiver comendo, ele pode estar deprimido.

Agressividade

Um gato deprimido geralmente quer ficar sozinho. Se um gato que normalmente é sociável começar a se afastar, pode ser sinal de dor ou depressão.

Pelo mal cuidado

Assim como as pessoas com depressão deixam de cuidar da aparência, o mesmo acontece com os gatos. Os felinos geralmente são cuidadosos com a higiene, se ele começar a se descuidar com isso, algo pode estar errado.

Letargia e sono excessivo

Gatos adoram dormir, mas quando acordam eles se mantêm sempre em atividade. Um gato deprimido não tem disposição nem para fazer as suas atividades cotidianas.

Mania de se esconder

Gatos gostam de ficar sozinhos e as vezes podem até mesmo se esconder. Mas se ele se esconde por muito tempo ou em lugares estranhos, é bom procurar um veterinário.

Ao notar qualquer mudança de comportamento no seu gato, o melhor a fazer é leva-lo ao veterinário. Antes de pensar na possibilidade de um problema psicológico, é sempre bom verificar antes se não é nada físico.

Como tratar a depressão em gatos

Ao perceber que o gato está deprimido, tente identificar a origem da depressão. Uma coisa importante para eles é ter uma rotina, tenha horários para dar comida a eles e brincar. Sabendo o que vai acontecer, o animal fica menos ansioso.

Você também pode ajudar o gato a relaxar oferecendo um ambiente tranquilo na sua casa. Evite música ou TV muito alta e tenta não gritar na sua presença. Deixe o ambiente mais agradável para ele usando Feliway e coloque buracos e plataformas onde o animal poderá se sentir mais seguro.

Além disso, dê o máximo de atenção ao animal. Dê carinho a ele e mostre o quanto é querido. Assim, com certeza ele irá se recuperar e conviver melhor com a situação.

< Voltar