10 Curiosidades sobre mamães gatas

Acompanhar a gravidez e os cuidados com os filhotes das mamães gatas é algo muito bonito. Durante esse período a gata muda completamente e passa a dedicar todo o seu tempo e carinho para cuidar dos seus filhotes e ensiná-los a fazer várias coisas.

Se você tem uma mamãe gata em casa, certamente irá querer cuidar dela e dos seus filhotes o melhor possível. Porém muitas dúvidas sobre isso podem acabar surgindo devido a mitos que as pessoas espalham.

Neste artigo vamos falar algumas curiosidades sobre as mamães gatas que irão fazer você admirá-las ainda mais.

1 – As mamães gatas são “rainhas”

As colônias de gatos normalmente são matriarcais e gatos machos prestam respeito às rainhas.

2 – Elas podem ter filhotes de diferentes pais

O período de cio da gata pode durar até uma semana e durante esse tempo ela pode acabar cruzando com vários gatos. Por isso que muitas vezes ninhadas de gatos tem filhotes de várias cores e características diferentes.

3 – Os filhotes podem nascer em dias diferentes

Como o tempo de acasalamento da gata dura vários dias, alguns filhotes podem acabar se desenvolvendo mais rápido que os outros. Uma mamãe gata pode ter os filhotes em um dia e no dia seguinte nascer mais alguns.

4 – Elas ronronam durante o parto

Geralmente o ronronar acontece quando o gato está em um momento agradável, mas ele também é conhecido como uma técnica de auto relaxamento durante o parto.

5 – Pode nascer entre 1 a 9 filhotes

A média de uma ninhada de gatos é entre um a nove filhotes. A maior ninhada que já existiu consistia em 19 filhotes.

6 – Cada filhote tem um umbigo

Cada gatinho tem o seu próprio saco amniótico e cordão umbilical.

7 – Elas têm um barulho especial para chamar os seus filhotes

Conhecido com trinado ou gorjeio, este é um barulho único para cada mamãe gata e os seus filhotes sabem bem a diferença.

8 – Elas comem as fezes e urina dos filhotes quando vão limpar

Antes dos filhotes aprenderem a usar a caixa de areia é a gata que limpa e come a sujeira feita por eles. Por isso você nunca encontra nada quando olha o local onde estão os filhotes.

9 – Elas podem entrar no cio mesmo ainda cuidando dos filhotes

Ficar grávida enquanto ainda está cuidado da ninhada anterior não é nada bom, mas pode acontecer. Por isso é tão importante que gatas fêmeas sejam castradas o quanto antes.

10 – Elas se separam dos filhotes e cerca de 8 semanas

Apesar de parecer triste separar a mamães gata e os seus filhotes, depois de 8 semanas ela começa a passar mais tempo sozinha e vai naturalmente encerrando a relação.

< Voltar